A Tradição do Sul tem muito respeito por seus clientes e para manter a credibilidade conquistada com o tempo e a transparência nessa relação, criou uma política de troca e devolução com base no Código de Defesa do Consumidor e nas necessidades dos mesmos, esclarecendo quaisquer dúvidas em relação a esse assunto e mantendo a satisfação e confiança nas compras realizadas na empresa.

Antes de você solicitar a Troca ou Devolução de algum produto é importante ressaltar informações para serem utilizadas durante o seu procedimento de compra e evitar qualquer problema: 

1 - Leia atentamente a descrição do produto antes de concretizar a compra. Caso tenha dúvidas sobre alguma característica do mesmo entre em contato com nossa Central de Atendimento. 

2 - Observe a voltagem do produto (verifique se corresponde à região onde você irá utilizá-lo). 

3 - Observe a cor do produto quando especificada. Quando não especificada entre em contato com nossa Central de Atendimento (alguns produtos possuem cores sortidas e nestes casos a foto no site é meramente ilustrativa) 

4 - Verifique atentamente as dimensões do produto, para que você consiga definir se o mesmo poderá ser montado em sua residência. 

Se você detectar no ato da entrega que o produto é divergente do produto que você adquiriu, recuse a entrega imediatamente e entre em contato com nossa Central de Atendimento. 

Caso você detecte a divergência após o recebimento, terá 24 horas para entrar em contato com nossa Central de Atendimento. Solicitações fora deste prazo não serão aceitas. 

O valor do frete não será restituído, caso o produto tenha sido enviado ao cliente, mesmo que este cancele a compra antes de o mesmo ser entregue no endereço especificado. 

Salientamos que a Artega tem 30 (trinta) dias corridos, a contar da data de recebimento do seu produto em nosso Centro de Distribuição, para resolver a ocorrência comunicada por você à nossa Central de Atendimento. ATENÇÃO: toda ocorrência deve ser comunicada à nossa Central de Atendimento dentro do prazo estabelecido. Caso o produto seja devolvido sem essa comunicação ou fora do prazo, será reenviado a você sem consulta prévia. 

1 - DESISTÊNCIA DA COMPRA 
As devoluções por desistência da compra serão aceitas quando: 

1.1 A solicitação for feita em até 07 dias corridos após o recebimento do produto, conforme artigo 49 do CODECON. 
1.2 Não haja violação da embalagem e/ou do lacre, ou qualquer indício de uso do produto. 

1.3 O produto esteja acompanhado de sua respectiva Nota Fiscal e na Embalagem Original. 

1.4 Junto à Nota Fiscal, haja uma carta com as seguintes informações: 

a ) Código de Autorização (obtido na Central de Atendimento) 
b ) Seu nome completo 
c ) Seu endereço completo 
d ) Número do seu pedido 
e ) Nome do produto a ser devolvido 

1.5 Instruções para Devolução por Desistência da Compra (Esse procedimento só deve ser realizado após contato com a central de atendimento da empresa): 
Esse procedimento atende aos clientes de todo o território nacional. 
1.6 Restituição do Valor Pago: 

Se houver realmente a desistência da compra e a mercadoria for devolvida, a restituição do valor do produto será feita de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo cliente na hora da compra. 
Caso a compra seja feita em cartão de crédito, o estorno pode ocorrer em até 2 faturas subseqüentes. Para as demais formas de pagamento (boleto bancário ou débito automático), o reembolso será feito através de depósito em conta no prazo de até 10 dias úteis após a análise da devolução pela Artega. 

É importante lembrar que a restituição dos valores só ocorrerá após o recebimento e análise das condições do(s) produto(s) por nossa empresa. 
O prazo para restituição/estorno do valor pago inicia-se somente após o recebimento do produto devolvido no depósito da empresa, e checagem de suas condições. Se houver indício de uso ou se o produto não estiver acompanhado da Nota Fiscal, a devolução não será aceita, sendo o produto encaminhado novamente ao endereço do remetente. 
Não serão ressarcidos valores de frete , exceto por defeito de fabricação.
2 - VÍCIO DE PRODUTO 

Caso seja constatado algum tipo de vício no produto que o torne impróprio, inadequado, ou lhe diminua o valor original, a empresa se responsabiliza pelo atendimento ao consumidor. 

Quando do recebimento do produto pelo cliente, se forem constatados danos causados por manuseio ou transporte, ou se for verificada qualquer irregularidade, o cliente deverá entrar em contato IMEDIATAMENTE com a Central de Atendimento da empresa. 

Caso não seja verificado nenhum problema no ato do recebimento, o consumidor terá um prazo de 90 dias (artigo 26, II do CODECON), para reclamar à empresa qualquer vício detectado neste período. 

As reclamações deverão ser direcionadas sempre a Central de Atendimento e solicitar a troca por um produto novo. 

As devoluções para troca por vício de Produto serão aceitas caso: 

2.1 O produto esteja acompanhado de sua respectiva Nota Fiscal e na Embalagem Original. 

2.2 O produto esteja acompanhado de seus manuais, certificados e acessórios. 

2.3 Junto à Nota Fiscal, haja uma carta com as seguintes informações: 
a ) Código de Autorização (obtido na Central de Atendimento) 
b ) Seu nome completo 
c ) Seu endereço completo 
d ) Número do seu pedido 
e ) Nome do produto a ser devolvido 
f ) Motivo da devolução do produto 

2.4 Instruções para Devoluções para Troca por vício de Produto: 
Esse procedimento atende aos clientes de todo o território nacional. O produto deverá ser remetido através de Carta Registrada para o endereço abaixo:
Rua Itália, 175, Fundos, Centro, Erechim / RS - CEP: 99700-016

O prazo para a efetivação da troca por vício do produto inicia-se somente após o recebimento do produto no depósito da empresa, e checagem de suas condições. Se houver indício de vício decorrente de mau uso, ou se o produto não estiver acompanhado da Nota Fiscal, a devolução não será aceita, sendo o produto encaminhado novamente ao endereço do remetente. 
No prazo de até 3 dias úteis do recebimento do produto, a empresa fará a checagem de suas condições para o cliente. Caso após a leitura permaneça ainda alguma dúvida, a empresa solicita o seu contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (54) 99999-9999.